Teatro para celebrar o centenário do nascimento da escritora Clarice Lispector (1920 – 1977)
A rua Gustavo Sampaio no Leme, Rio de Janeiro, ficou celebrizada por ter sido residência fixa da escritora por doze anos. Ela que ainda nos dias de hoje trás notoriedade ao bairro, com sua escultura esculpida em tamanho natural, pelo artista Edgar Duvivier. Reproduzida em bronze, surge ao lado de seu mascote, o cachorro Ulisses, desde 2016. Clarice Lispector (1920 – 1977) também foi homenageada com uma estátua na na Praça Maciel Pinheiro, no Recife, em frente à casa onde residiu.
Manifestações em torno do centenário de seu nascimento, ressaltam a genialidade da autora, que se naturalizou brasileira e foi imortalizada através de sua obra.
Sua altivez se espalhou por manifestações políticas, incluindo a passeata dos cem mil, onde se juntou aos artistas, intelectuais, trabalhadores e estudantes em protesto contra a ditadura do regime militar. O viés político de seus pensamentos inspira filmes, estudos, tratados sociológicos e peças de teatro, mundo afora.
Seus livros transpostos para os palcos brasileiros, montagens aqui listadas para saudar e comemorar data importante daquela que escrevia para salvar a vida de alguém, e provavelmente a sua própria segundo passagem de ‘Um Sopro de Vida’, publicado um ano depois de sua morte, em 1978.
Da construção de suas frases, inspirações e libelos para assomar às demandas desse tempo de pandemia, onde se ouve:
– “Prorroga Lei Aldir Blanc, Já”!
Parabéns, Clarice. Muito obrigada.
A Paixão Segundo G.H. Atriz Mariana Lima 2002
Simplesmente, Eu. Atriz Beth Goulart 2009
A Mulher que Matou Os Peixes. Atriz Mariana Lima 2010
O Ovo e a Galinha. Atriz Angélica Di Paula 2010