Teatro Sérgio Cardoso 40 anos
A rua Conselheiro Ramalho no Bexiga, abrigou o Cine Teatro Espéria. O local depois de dois anos de reforma, daria nome ao Teatro Bela Vista, que em 1956, administrado por Nydia Licia e Sérgio Cardoso, abrira o pano para a primeira montagem de Hamlet no Brasil.
A inauguração do Teatro Sérgio Cardoso aconteceu em 13 de outubro de 1980, com homenagens ao ator, que leva seu nome em seu frontispício, até os dias de hoje. Nessa data, houve a leitura de “Sérgio Cardoso em Prosa e Verso”. Sob a direção de Gianni Rato. Com os atores Nydia Licia, Umberto Magnani, Emílio di Biasi e Rubens de Falco.
Na sequência, a peça “Rasga Coração”, de Oduvaldo Viana Filho, protagonizada pelo ator Raul Cortez e dirigida por José Renato, a primeira temporada do novo endereço. Nos dias de hoje, o local comporta duas salas de espetáculos, salas de ensaio, escritórios e demais dependências. Gerido pela equipe da Associação Paulista dos Amigos da Arte – APAA.
Foi nesse Teatro que dei início à documentação teatral, na Sala Paschoal Carlos Magno, em 1983, com o espetáculo Laços. Direção de Odavlas Petti, o primeiro artista a valorizar minhas fotografias.
Gabo-me do fato de que ele, exigente profissional ao examinar meu material preto e branco, tenha comentado:
– “Menina, você tem que continuar fotografando teatro, não tem nenhuma foto ruim aqui”.
Mantra em minha cabeça que serve de incentivo até agora, nesse aniversário.
Referência no circuito teatral, a produção no teatro Sérgio Cardoso, se destaca. Coleciono imagens e legítimas lembranças. Prédio com dois acessos. Escadas em profusão, degraus quase metáforas. Pistas que viraram rastros.
No início de 2020, fui “provocada” pela ideia de promover exposição de fotos para as comemorações de 40 anos do Teatro Sérgio Cardoso. Talvez seja possível realizar o intento, uma vez que as programações, agora virtuais, possibilitam resgates e transmissões diretas. A pandemia segue em curso, os teatros ainda fechados para o público. Metaforicamente, abrem os cortinados dos palcos. Em cartaz, distanciamento social e máscaras, contra o contágio da covid-19.
Nesse aniversário, extensa programação. Dentre elas:
Oscar Wilde com Elias Andreato, Domingo dia 11/10 às 21h30.