Cacilda

Blog de teatro

 -

Nelson de Sá e Lenise Pinheiro abordam montagens de peças, ensaios, vivências e experimentos

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

“Artaud, Le Momo”, celebra 25 anos da Taanteatro Companhia

O olhar de Antonin Artaud prece saltar da fotografia de Man Ray e “vitimar” a fisionomia de Maura Baiocchi. Ela no palco, com seus inúmeros recursos, nos transmuta para o universo daquele que: – “Era Inca mas não era Rei”. Através de gestual milimétrico, a sofisticada encenação, se faz valer das artes plásticas, valoriza projeções(…)

Crítica: ‘Ubu Rei’ de Marco Nanini e Daniel Herz é uma comédia ligeira, nada ofensiva

Comediante consagrado e de grande empatia, falta a Marco Nanini vileza para o humor ofensivo do Pai Ubu de Alfred Jarry. “Ubu Rei”, de 1896, é uma comédia corrosiva, desagradável e ao mesmo tempo popular, como se viu na montagem que marcou época, há três décadas. Obviamente, são outros tempos, não se tem uma ditadura(…)

Crítica: Mais do que musical sobre tropicalismo, ‘Alegria Alegria’ é miscelânea de Caetano Veloso

Não é bem de tropicalismo que se trata, mas de Caetano Veloso. Embora se apresente como retrato do movimento de cultura popular que está fazendo 50 anos, “Alegria Alegria, o Musical” é uma miscelânea de canções do cantor e compositor baiano, com pitadas de algumas outras —a exemplo do recente e também frustrante “Aquele Abraço”,(…)

“Oeste Verdadeiro” direção de Mário Bortolotto, no Teatro Bar Cemitério de Automóveis

Cenas que acontecem num mesmo cenário. A cozinha ocupa toda área do palco. Ambiente claustrofóbico que com o desenrolar da trama ficará praticamente destruído, assim como seus personagens. A trilha sonora, divide protagonismo e mistério, ao seu fundir com nítidos estrilos dos grilos e latidos esmaecidos nesse mundo cão de Sam Shepard. O espetáculo subverte(…)

“Lembro todo dia de você” musical dirigido por Zé Henrique de Paula, estreia no Centro Cultural Banco do Brasil – SP

Dentre todas as montagens do Núcleo Experimental, companhia radicada em São Paulo, o espetáculo “Lembro todo dia de vc” é uma das que mais me chama a atenção. Narrativa entre a ficção e a realidade de nossos tempos, envoca a contaminação com o HIV e mostra que nos dias atuais o contágio segue presente em(…)

Crítica: Em ‘Senhor das Moscas’, tão perturbador quanto o original, música acentua o mal que existe em cada um

O horário das apresentações confunde, nas tardes geralmente dedicadas ao teatro infantil. E muito da atuação, com jovens adultos dando traços infantis a seus gestos e vozes, não ajuda. Mas o público percebe logo que “Senhor das Moscas”, com suas primeiras e pequenas crueldades, não tem como passar por peça para crianças. O romance perturbador(…)

“Antígona”com a atriz Andrea Beltrão, no Teatro Anchieta – SP

Andrea Beltrão surge em cena, recebe o público, trágica. Assim que o espetáculo começa, é apresentado o esqueleto das desventuras. Do corpo da atriz, muitos surgirão. Nós, que não serão desatados em laços. Angústia, desonra, infortúnio e humilhação. Destemperanças, caprichos e decretos masculinos: – “Não adianta apelar para ligações de sangue e parentesco. Pois se(…)

Blogs da Folha