Stephen Greenblatt vs. James Shapiro

Por Nelson de Sá

Na edição de ontem da Ilustríssima, sob o título geral “Eis a questão“, publiquei entrevistas editadas com dois dos maiores scholars shakespearianos da atualidade _segundo Michael Billington, do “Guardian”. E hoje a Folha.com posta na íntegra, com acesso livre, as mesmas entrevistas com Stephen Greenblatt, de Harvard, e James Shapiro, de Columbia.

Greenblatt é o autor de “A Virada” (The Swerve no original, prêmio Pulitzer de não-ficção de 2012, a ser lançado pela Cia. das Letras na semana que vem), “Como Shakespeare se Tornou Shakespeare (Will in the World no original, lançado pela Cia. das Letras no ano passado) e “Hamlet in Purgatory”, inédito no Brasil. Estou terminando o terceiro e escrevo aqui no blog, sobre os três, nas próximas semanas.

Shapiro é o autor de “Quem Escreveu Shakespeare” (Contested Will, a ser lançado pela editora Nossa Cultura na semana que vem) e “1599” (lançado pela editora Planeta no ano passado). Já escrevi aqui no blog, tempos atrás, sobre “Contested Will” e “1599“.